ALIMENTO PARA O DIA
A verdadeira vida
Postado em 23 de outubro de 2017
Sociedade de consumo é aquela onde através da organização estratégica e tecnologia promovem uma gigante produção em série dos mais diversos bens de consumo. Se existe muita oferta, o que é necessário? Demanda, consumo.
Já há algum tempo nossa sociedade se estruturou sobre a ideia da produção e do consumo como base do enriquecimento da sociedade. O consumo passou a ser o grande motor da sociedade com a promessa de felicidade e satisfação.
Isso tem gerado um desejo ávido por mais e mais coisas e prazeres. Nosso grande vicio hoje é o consumo. Talvez pensemos que não somos consumistas. E isso é verdade em comparação com pessoas que extrapolam todos e quaisquer limites.
Contudo, olhando para a minha vida com atenção e sem querer defender minha imagem, percebo que existe nuanças de consumismo aqui e acolá. E ouvindo o Evangelho hoje, o Espírito me chamou a atenção para uma palavra do Mestre em meio a muitos ensinamentos seus:
“Então lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”.” Lucas 12:15 NVI
Que grande advertência! Jesus não está falando para abandonarmos qualquer tipo de consumo. Está nos alertando a vigiar para que o consumo, a ganância, não tome conta de nossa vida e seja a nossa orientação na prática, mesmo que nosso discurso diga outra coisa.
A ganância muitas vezes é mascarada por nós, para nós mesmos e para os outros, com um discurso de bom senso, de crescimento pessoal e profissional, de necessidade, de autoestima e tantas outras formas. Por isso, realmente Jesus acertou na mosca, precisamos ficar atentos.
Jesus é tão maravilhoso que vai além e aprofunda a reflexão trazendo para o primeiro plano a reflexão sobre a verdadeira vida. A ganância e o consumismo produzem uma vida falsa, mesmo que cheia de coisas, dinheiro e alguma felicidade e satisfação.
Todavia, a vida verdadeira é mais do que tudo isso! A vida é mais, pode ser mais e Deus nos criou e intervém para que seja mais. Por isso, hoje vou pensar um pouco mais detidamente sobre os vestígios da ganância e do consumismo na minha vida. Como também, a partir de Jesus que é a Vida, vou buscar a verdadeira vida.
Que tal você também fazer este exercício hoje?
Rev. Marcio Tenponi