ALIMENTO PARA O DIA
Construindo a Casa
Postado em 17 de agosto de 2017
Já percebeu como no Facebook vemos sempre as pessoas felizes. Parece que só existem alegrias! Já se deu conta como inúmeras vezes este retrato é ilusório?
Viver no mundo virtual torna as coisas mais fáceis, pois é totalmente possível esconder as feiúras da vida real. Famílias com péssimo relacionamento aparecem nas mídias sociais lindas, unidas e felizes. Pessoas amarguras e frustradas em lindos lugares que poderiam trazer paz e contentamento apenas parecem felizes.
Tudo ilusório. Parecer ou fazer apenas não é a mesma coisa do que ser. E Jesus ao falar sobre a prática de suas palavras apresenta uma denúncia sobre esta falsidade tão presente nas mídias sociais para o âmbito da espiritualidade.
Ele diz assim:
“Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo? Eu mostrarei com quem se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa”.” Lucas 6:46-49 NVI
Percebe que tanto o que pratica quanto o que não pratica constroem basicamente a mesma casa? Logo, não podemos afirmar que o praticar que Jesus apresenta equivale a apenas uma obediência do fazer. Faça isso que você será alguém que pratica. É claro que o fazer, a obediência, está em jogo. Afinal o que pratica constrói a casa.
Todavia, o fazer não é o suficiente porque a grande diferença está no fato de uma ter alicerce e a outra não. O que apenas pratica é um belo religioso que obedece, até rigorosamente, mas sem alicerce, sem verdadeira mudança e transformação de seu ser. É apenas externo.
Enquanto o que pratica as palavras de Jesus é como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Percebeu? O movimento de cavar fundo, de chegar as motivações, intenções e essências de nossas narrativas mais profundas que determinam quem somos realmente.
Praticar as palavras de Jesus é chegar ao conhecimento de Deus através do caminho do autoconhecimento. E neste caminho é onde o Espírito Santo vai promovendo suas transformações para que sejamos curados e conformados a imagem de Jesus Cristo.
Eu quero seguir por este caminho, apesar de saber que ele exigirá de mim esforço ao cavar fundo. Ao colocar os alicerces da minha vida na Rocha que é Jesus. As narrativas d'Ele devem ser as determinantes da minha existência. Preciso abrir mão das minhas para viver as d'Ele.
Isto só é possível a partir das Palavras d'Ele, de uma vida de comunhão com Ele e com uma comunidade de discípulos que estejam na mesma trilha, do exercício das disciplinas espirituais e, acima de tudo, da bondosa ação do Espírito.
Assim vou orar, porque para mim esta vida e construção desta casa só é possível sustentado por Ele. Quer orar comigo?
Pai, me ajude a verdadeiramente praticar as palavras de Jesus. Por mim mesmo tenho a tendência de no máximo a fazer a casa sem alicerces. Preciso da sua graça para me dar sede para buscar, confiança para seguir tuas palavras, ânimo para exercitar as disciplinas espirituais, amor para viver com outros irmãos e irmãs como comunidade de discípulos e submissão a voz e ação do Espírito Santo. Este é o meu clamor em Cristo. Amém!
Rev. Marcio Tenponi