ALIMENTO PARA O DIA
Contrapeso
Postado em 05 de setembro de 2017
O equilíbrio é muito importante na vida. Nos mais diversos aspectos. Quando há desequilíbrio os extremos entram em jogo e normalmente isto traz prejuízos, mesmo que só sejam vistos e sentidos de fato ao longo do tempo.
Se há desequilíbrio químico dentro do corpo humano, há consequências sérias que aparecem através de várias doenças. Se há desequilíbrio nas atividades que fazemos caímos nas lesões por passar dos limites ou ao sedentarismo. Em nossas emoções também. Se há desequilíbrio nos sentimos superiores ou inferiores aos demais.
Enfim, a falta de equilíbrio normalmente traz consequências negativas e, por conseguinte, é fundamental que busquemos o equilíbrio. Para isso precisamos contrabalancear, para que o peso não recaia muito para um dos lados.
O Eterno além de saber disto, age para contrabalancear em nosso amadurecimento espiritual e emocional. Vejamos Jesus fazendo isso:
“Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: “Não levem nada pelo caminho: nem bordão, nem saco de viagem, nem pão, nem dinheiro, nem túnica extra.” Lucas 9:1-3 NVI
Jesus treinando seus discípulos para o ministério que os designaria após sua ascensão, deu a eles poder e autoridade para fazer coisas extraordinárias, para agirem e manifestarem o Reinado de Jesus na vida de outras pessoas.
Como queremos isso, você não? Ser um agente poderoso do Reino de Deus e fazer a diferença e relevância na sociedade. Algo buscado e desejado por todos os que conhecem e amam a este Pai maravilhoso.
Todavia, Jesus coloca um contrapeso para eles não caírem na soberba e orgulho espiritual. Uma enorme tentação para todos os discípulos de Jesus que estão sendo usados por Ele como instrumentos.
Ele diz: Não levem nada pelo caminho. E descreve que seus discípulos deveriam sair sem nenhuma condição de sobreviver por si mesmos. Não levar dinheiro, celular, lanche, cartão, carro, remédios etc. Deveriam viajar de cidade em cidade sem nada.
Quando eu e Rachel não tínhamos filhos viajávamos com algumas coisas que rapidamente arrumávamos, hoje com nossos filhos quanta coisa precisa ser levada!
Via de regra interpretamos esta ordem como o ensino de Jesus sobre dependência do Pai. O que é verdade. Jesus estava ensinando seus discípulos naquele momento, como a nós hoje, que devemos, acima de tudo, depender do Pai para viver.
Contudo, esquecemos de atentar como Jesus está fazendo isso. Ele colocou um contrapeso para contrabalancear o enorme poder e autoridade que estava concedendo aos seus discípulos, fazendo com que eles ganhassem sua subsistência a partir da bondade alheia. O Pai os sustentaria através da misericórdia das pessoas que dariam abrigo, comida e tudo o mais.
Percebe que coisa fantástica?! Os mesmos homens que teriam o poder e autoridade para fazer e acontecer, precisariam depender da bondade das pessoas. Sem elas, eles estariam sem nada. Contrapeso!
Deus me chamou, como também a você, para ser alguém usado por Ele e através dEle para fazer a diferença na vida de muitas pessoas. E quanto mais nos colocamos ao Seu dispor, mais o buscamos e cultivamos intimidade com Ele, mais somos usados e e experimentamos coisas profundas e maravilhosas, se evidenciará para nós o contrapeso que Ele mesmo coloca.
Hoje Deus quer que reflitamos sobre este contrapeso que Ele coloca em nossas vidas. Não para nos punir, nos colocar para baixo, mas sim, para equilibrar a balança e não permitir que nos percamos.
Qual o seu contrapeso?
Rev. Marcio Tenponi