ALIMENTO PARA O DIA
Intenções
Postado em 14 de agosto de 2017
Quando eu era adolescente tinha um amigo que falou uma coisa que marcou minha memória. Ele disse que seu pai era um banco para ele. Sua relação era apenas para sacar dinheiro. Ele de alguma forma só usava o pai, que deixou de ser uma pessoa, como uma coisa.
Estudiosos da sociedade tem levantado a tese de que vivemos um período de coisificação. Nome estranho, não? Mas a ideia é simples e bem exemplificada acima. Quando tratamos tudo, inclusive as pessoas, como coisas, como objetos que existem para nos servir e para alcançarmos satisfação. Usamos as pessoas como usamos os objetos que nos são úteis.
Apesar de ser algo muito presente em nossos dias, é um perigo real há bastante tempo. O próprio Jesus denuncia isso ao fazer uma pergunta:
“Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?” Lucas 6:46 NVI
Talvez num primeiro momento você ache esta colocação de Jesus muito forte e até agressiva. Todavia, imaginando e meditando neste texto, chega-se à conclusão que é uma pergunta forte por causa de sua profundidade.
Muitas vezes ficamos na superficialidade achando que é apenas uma questão de obediência obrigatória. Não é bem isso, amanhã vamos continuar neste texto e sua sequência e veremos como vai bem além disto.
Focando apenas na pergunta mesmo, Jesus está questionando a intenção de chamá-lo de Senhor se as palavras d'Ele realmente não são seguidas.
Chamar Jesus de Senhor não era apenas uma forma respeitosa de tratamento, era colocá-lo na posição de dono de todas as coisas, dono da nossa própria vida.
Então, a questão com outras palavras seria: qual a intenção de nosso coração ao chamar Jesus de dono e possuidor de nossa vida quando na verdade lutamos para mantermos o controle?
Será não que chamamos Jesus de Senhor para ficarmos protegidos dos perigos e males da vida? Ou talvez para sermos reconhecidos pelos outros como pessoas espirituais e maduras? Ou ainda, como um amuleto mágico que nos faz fortes e inabaláveis? Para alcançar nossos sonhos e projetos de vida?
No início desta semana Jesus está me questionando sobre minhas intenções ao me relacionar com Ele. Algumas das hipóteses acima são muito sedutoras para mim. E para você?
Hoje você também poderia refletir em oração sobre esta pergunta: Quais são as intenções de seu coração ao chamar Jesus de Senhor, aquele que é o dono e proprietário da sua existência?
Rev. Marcio Tenponi