ALIMENTO PARA O DIA
Jesus não mascara o discipulado
Postado em 02 de agosto de 2017
Queremos nos dar bem sempre, afinal este é o tal jeitinho brasileiro. E muitas vezes as pessoas procuram a Deus almejando ter seus problemas resolvidos e conquistar seus próprios sonhos. O pior, muitas vezes temos visto pregadores afirmando isso para ganhar e arrebanhar mais e mais pessoas.
Não há dúvida que Jesus cura, abençoa, liberta e nos agracia com inúmeras coisas. Viver com Ele é incomparavelmente melhor do que qualquer outra opção.
Não obstante, Ele nunca mascarou o que significa o discipulado. Depois de curar, expulsar demônios e tantas outras coisas, pessoas chegaram a Ele dizendo que queriam ser seus discípulos. E Jesus não maquinou nada, vejamos o texto:
“Então, um mestre da lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei por onde quer que fores”. Jesus respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”.” Mateus 8:19-20 NVI
Impressionante a resposta de Jesus. Sua afirmação diz que o discipulado, ou seja, seguir seus passos e imita-Lo, tem como implicação viver na total dependência da providência e amor do Eterno. Ele, o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”.
Isso me lembra uma música que amo que diz: Sei que depender é como viver perigosamente. O discipulado é perigoso, pois nos leva a experiências poderosas, profundas e maravilhosas, porém, também exigentes, incômodas e transformadoras. Imitar o Mestre é abrir mão de sua própria vontade para ser como Ele é. E isso só é possível vivendo com Ele efetivamente, mas Ele na frente do caminho e nós O seguindo, não o contrário.
Jesus não faz propaganda enganosa. Ele não coloca maquiagem para ficar suportável o discipulado. Ele aponta para a sua radicalidade e profundidade. Mostra que segui-Lo é caminhar pelo seu caminho onde a dependência é total do Eterno.
O texto não fala se a pessoa continuou com sua decisão ou a repensou. Eu já sei a minha resposta diante da colocação de Jesus. Eu quero segui-Lo por onde quer que Ele for. E você?
Rev. Marcio Tenponi