ALIMENTO PARA O DIA
Demanda Social
Postado em 19 de junho de 2017
Viver em sociedade é muito bom em vários sentidos. Os usos e costumes são passados de geração em geração. E no viver social há certos controles que ajudam, de alguma forma, a manter o ambiente social.
Estas demandas sociais em muitos casos são boas e necessárias, porém, também podem ser negativas. Zacarias e Izabel, pais de João Batista, viveram estas demandas. Depois do nascimento de João eles o levaram para o circuncidar, o batismo daquela época. Isso acontecia ao oitavo dia de vida da crianças.
Neste momento também era anunciado o nome da crianças. E todos os amigos e parentes queriam que o nome dele fosse Zacarias, seguindo o costume de levar o nome do pai. Até hoje isso acontece. Ao que Izabel fala:
“No oitavo dia foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias; mas sua mãe tomou a palavra e disse: “Não! Ele será chamado João”.” Lucas 1:59-60 NVI
Lembrando da história, Zacarias estava mudo por não crer na mensagem do anjo que anunciou o nascimento de João Batista. Izabel, a mãe, naquela época não tinha voz ativa. Estamos há mais de 2000 mil anos e as mulheres não tinham nenhuma representatividade.
Porém, Izabel protesta dizendo que o nome seria João, seguindo a orientação de Deus. Ela enfrenta enorme pressão social, pois não podia falar, não devia falar, estava indo contra a tradição. As pessoas a questionaram, pois não havia ninguém na família com este nome, seria algo atípico.
Todavia, ela se manteve firme porque estava interessada em seguir a Palavra do Eterno, mesmo que isso a levasse a se opor à sociedade. Que coragem e ousadia!
Hoje em dia não é muito diferente. Seguir as palavras de Jesus tem como consequência, muitas vezes, ir contra ao que a sociedade diz e espera. Cumprir o shabat, amar até o inimigo, perdoar 70x7, ser fiel no casamento, ter uma vida de oração e intimidade etc...
Inúmeras coisas que a sociedade diz o contrário ou não dá o mínimo valor, são orientações de Jesus para que vivamos uma vida boa e maravilhosa. E como precisamos de coragem e ousadia para segui-las mesmo diante das demandas sociais. Izabel, um exemplo a ser seguido.
A pergunta que me faço, como também a você, é: Tenho seguido as palavras de Jesus mesmo quando ela é contrária às demandas sociais ou tenho cedido as pressões sociais?
Rev. Marcio Tenponi