ALIMENTO PARA O DIA
Desdobramentos
Postado em 06 de setembro de 2017
Você já viu quando existe água parada, tranquila, e de repente uma gota cai sobre a superfície desta tranquilidade? Acontece um fenômeno interessante, a partir desta gota surge um movimento que vai crescendo na direção exterior.
Podemos compreender o desdobramento assim. A partir de um ponto, sucessivamente outros vão surgindo interligados. Um puxando o outro. E as perguntas simples que Jesus fazia provocam até hoje desdobramentos profundos em nós.
Hoje lendo o Evangelho mais uma vez me deparei com uma destas perguntas de Jesus:
"“E vocês, o que dizem?”, perguntou. “Quem vocês dizem que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”." Lucas 9:20 NVI
Ao invés de logo ir para a maravilhosa resposta de Pedro, deixei ser capturado pela imagem de Jesus me perguntando isso. Pensei nas respostas que poderia dar. Acho que a mais imediata seria: Você é o Senhor Jesus Cristo.
Esta junção de três palavras para mim resumem bem quem é Jesus para mim. Contudo, como um desdobramento fui questionado pelo Espírito: Mas o que realmente esta ou, outras que poderia dar, representam para a minha vida cotidiana e prática?
Nossa, como é mais fácil falar respostas prontas que aprendemos desde pequenos, sem muita reflexão ou com o intuito apenas de saber teologicamente o que significa.
Pensar e tirar consequências diretas para minha vida prática não é assim tão fácil. Por exemplo na minha resposta: Senhor Jesus Cristo. A primeira parte, Senhor, significa que Jesus é o dono, governante, quem decide e determina quem eu sou e como devo viver. Porém, na prática é isso mesmo que acontece?
Jesus, não é apenas um nome, é o Deus Encarnado, o movimento radical deste Deus que tornou-se homem, sofreu, por amor a mim. Alguém que se importa comigo de forma que nunca imaginei e, mesmo eu não merecendo, veio por amor doador até onde estou. Será que respondo com este mesmo amor a Ele?
Por fim, Cristo, o Ungido. Aquele que é o Messias que veio salvar, purificando-me e libertando-me de mim mesmo para viver uma vida pela, cheia e alegre. Meu Salvador que começou uma maravilhosa e boa obra em mim que terminará. Será que tenho vivido esta salvação e desenvolvido esta salvação com temor e tremor?
Quantos desdobramentos poderia continuar fazendo a partir desta simples pergunta que Jesus me fez hoje. Confrontando com minhas respostas e os abismos que existem entre o que falo e o que vivo em muitas ocasiões.
Como é urgente pensar um pouco, meditar e olhar para si mesmo a partir desta pergunta. Por isso, que tal você hoje parar um pouco e meditar neste texto imaginando Jesus diante de você fazendo-lhe esta pergunta: Quem você diz que eu sou?
Deixe-se levar pelos desdobramentos da resposta que você dará questionando-se sobre a validade e realidade de suas respostas. Eu já comecei e farei isso durante o dia inteiro.
Rev. Marcio Tenponi