ALIMENTO PARA O DIA
O Encontro
Postado em 01 de maio de 2017
Neste último sábado fiz um dia de silêncio com um grupo da igreja. Foi maravilhoso, pois no final tivemos um tempo de compartilhamento e todos puderam falar de como a separação de um dia inteiro para estar com Deus foi profundo.
Esta profundidade acontece não porque ao fazer silêncio durante um dia nos tornamos mais santos, mais espirituais ou qualquer coisa do gênero. Mas sim porque ao separarmos um dia inteiro para não nos comunicar com mais ninguém, apenas estarmos com Jesus, há um encontro poderoso.
Um encontro com o Eterno, é verdade, mas ao encontrar com Jesus, somos levados ao encontro conosco mesmo. Algo que o salmista já vivenciava:
“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”
Salmos 43:5 NVI
Vemos aqui o salmista conversando com sua própria alma. A questionando e investigando o que realmente está em jogo na sua tristeza e perturbação. O processo de encontro com Deus, ao contrário do que muitos acreditam, passa pelo autoconhecimento.
Muitas vezes nós queremos uma mágica ou tomar uma pílula e fazer com que todos os problemas, tristezas e perturbações desapareçam. Queremos isso de Deus, que Ele faça uma mágica ou administre um remédio poderoso para nós fazer ficar felizes.
O Eterno não faz isso, não é mágico! Até mesmo porque Ele sabe que este tipo de processo somente ataca os sintomas e não as causas que provocam os sintomas. Ou seja, não curam efetivamente, apenas mascaram a questão.
O salmista nos ensina que não estamos sozinhos neste processo de autoconhecimento, de forma a nos darmos conta de aspectos e auto percepções muitas vezes difíceis de lidar, mas que sob o poder do Espírito Santo podemos suportar e elaborar de forma diferente.
Com isso, chegaremos a esta importante conclusão que o salmista também chegou: Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”
Que tal hoje seguir o mesmo caminho do salmista, aproveitando o feriado para em oração olhar para si mesmo fazendo estes questionamentos em comunhão com Deus?
Rev. Marcio Temponi