ALIMENTO PARA O DIA
Estabilidade
Postado em 06 de junho de 2017
Adoramos novidades. O último modelo do aparelho que gostamos, a última moda, o lançamento de um filme, uma nova estratégia profissional, uma dieta que revoluciona etc...
A rotina e a repetição parecem chatas, estáticas e monótonas. Parece que, na maioria dos casos, não temos paciência para aguardar resultados a longo prazo. Se não funcionar imediatamente, buscamos a novidade do momento para alcançá-os.
No século VI d.C. um monte chamado Bento ao fundar um mosteiro e estabelecer uma regra de vida para os monges, ressaltou a necessidade em sua época de um voto além dos que eram comuns. O voto de estabilidade. Isto porque os monges ficavam mudando de mosteiro, de diretor espiritual, num frenesi de busca pelas novidades que surgiam.
O voto de estabilidade consiste na ideia de ser estável, ou seja, ser alguém perseverante no mesmo mosteiro, diretor espiritual e práticas das disciplinas espirituais de forma rotineira e constante. Ressaltando que no crescimento emocional e espiritual não há atalhos, mas sim uma longa obediência na mesma direção.
Davi, como vimos ontem, clamou ao Senhor por um coração puro, mas não apenas isso:
“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.” Salmos 51:10 NVI
A percepção dele é profunda, porque seu pedido não está apenas num coração puro, mas numa vida estável. Pediu estabilidade para vivenciar uma prática onde não importa apenas chegar ao cume da montanha, mas sim o caminho que experimentou até lá chegar.
Não apenas ser alguém puro e sim, vivenciar com Deus o caminho da transformação do seu coração que aconteceria num relacionamento profundo e íntimo com o Eterno de forma a ser unido à Ele mais e mais, dia após dia.
Quero e preciso de um espírito estável, pois manter uma prática de oração e exercício das disciplinas espirituais diariamente exige esforço, dedicação e perseverança. Como um atleta que treina e faz repetições exaustivas para se preparar, o amadurecimento tanto espiritual quanto o emocional, nos desafiam assim.
Se depender de mim, com certeza esmorecerei e desistirei. Ficarei a procurar a última novidade que promete resultados imediatos. Por isso, preciso d'Ele para que conseguir. Vou orar como Davi, quer orar comigo?
Pai, minha oração, desde ontem foi um pedido para você criar em mim um coração puro. Mas preciso também que você aja em mim renovando um espirito estável. Preciso desta estabilidade que me levará a perseverança em continuar firme no caminho de estar cada vez mais unido a você, como também mais e mais parecido com Jesus meu Senhor e Salvador. Dê-me força para orar, silenciar-me para ouvir a sua voz, buscar a solitude para desfrutar da sua doce presença, celebrar e adorar você na comunidade dos irmãos e irmãs e tantas outras práticas e rotinas que devem ser continuas em minha vida. Amém!
Rev. Marcio Temponi