ALIMENTO PARA O DIA
Eu sou o que faço?
Postado em 06 de julho de 2017
Quando nos apresentamos a alguém, falamos o nosso nome e sempre apontamos o que fazemos. Já percebeu? Sou pastor, faço pós graduação, etc. Estas coisas são verdade, mas elas demonstram como nossa identidade está fundamentada no que fazemos. Somos o que fazemos. Mas será isso mesmo?
Meditando no Evangelho vemos que Jesus após ser batizado por seu primo João Batista, é levado pelo Espírito Santo ao deserto. No qual ele pratica várias disciplinas espirituais, oração, solitude, silêncio, jejum, etc. Porém, também para ser tentado.
Nos findos de 40 dias, o próprio diabo vai tentar a Jesus assim:
“O Diabo lhe disse: “Se és o Filho de Deus, manda esta pedra transformar-se em pão”. Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’ ”.” Lucas 4:3-4 NVI
Ele sutilmente coloca uma dúvida sobre a identidade de Jesus, se é Filho de Deus. Junto com a dúvida, lança sua tentação, se você é, então faça. Atente: "Se és o Filho de Deus, manda esta pedra transformar-se em pão”
O Diabo queria que Jesus vivesse tendo este slogan: EU SOU O QUE FAÇO. No entanto, Jesus responde, parafraseando, não é o que faço que me determina. No Evangelho de Lucas não temos a resposta completa de Jesus, pois em Mateus a resposta completa d'Ele é:
“Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’ ”.” Mateus 4:4 NVI
Jesus afirma, por conseguinte, que Ele é o que o Pai diz que Ele é. Esta tentação está sempre diante de nós, especialmente em nosso tempo de eficiência e produtividade. Mas o Evangelho aponta que nossa identidade deve estar fundamentada no que Deus diz e não no que fazemos.
SOMOS QUE DEUS DIZ QUE SOMOS. Ele diz que somos amados, chamados a ser discípulos, filhos adotados por Ele, santos... “vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1 Pedro 2:9 NVI
Jesus não é contra fazer coisas, afinal, Ele diz, nem só. Mas a grande questão é que não é o que fazemos o determinante de quem somos. E sim a relação com o próprio Deus que me define.
Sou o que procede da boca do Pai. Por isso, diariamente preciso ouvi sua voz, estar com Ele e viver n'Ele.
Já parou para ouvir o que Deus diz a seu respeito hoje?
Medite em:
“vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1 Pedro 2:9 NVI
Rev. Marcio Tenponi