ALIMENTO PARA O DIA
Eu sou o que os outros pensam
Postado em 14 de julho de 2017
Outro dia zapiando os canais da TV, um programa fazia uma diferenciação entre famosos e populares. Evidenciando que os famosos estão numa camada superior da sociedade enquanto os populares estão diluídos na massa impessoal.
O pior é que este programa retrata uma certa perspectiva verdadeira para muita gente. Somente os famosos realmente são singulares e tem valor. Mais ainda, denuncia o que é totalmente possível perceber em inúmeras pessoas, mesmo aquelas que não querem ser famosas, pois elas vivem a partir da narrativa: EU SOU O QUE OS OUTROS PENSAM.
Como e quanto vivemos preocupados com a opinião dos outros! E isso é tão terrível e sutil, que muitos que falam: eu não me importo com a opinião dos outros. Porém, só fazem coisas justamente para marcar sua diferença dos outros e acabam vivendo de forma negativa a mesma narrativa.
Seria mais ou menos assim: se as pessoas não falam o que eu gostaria que elas falassem a meu respeito, então vou dar motivos para elas falarem mal de mim. Percebeu? A pessoa que assim age, mesmo de forma inconsciente, continua referendada pela opinião dos outros, eu sou o que os outros pensam.
Esta narrativa foi mais uma das tentações feitas pelo diabo a Jesus. Vejamos:
“O Diabo o levou a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: “Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: “ ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, para o guardarem; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’." “Jesus respondeu: “Dito está: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’ ”. Lucas 4:9-12 NVI
O Diabo levou Jesus no local mais famoso, importante e movimentado da época em Israel. Lá queria que Jesus fizesse um espetáculo poderoso que levaria as pessoas a dizerem: Ele é poderoso! O Messias!
Jesus novamente rechaça a tentação ressaltando que não devemos usar o Senhor para colocar holofotes em nós mesmos. E como isso tem sido feito hoje. Como pessoas querem usar o próprio Deus, o tentando, para chamar atenção para si mesmas.
Quero seguir o exemplo de Jesus. Me libertar de uma vida presa ao que os outros dizem por não saber quem sou ou desejar que os outros confirmem quem sou. Como vivemos com medo da opinião dos outros ou lutando para convencer os outros de quem eu sou, quando o Evangelho é a notícia de que sou amado e precioso para o Pai, Jesus e o Espírito.
Precisamos viver a partir do que Deus fala e somente Ele, para alcançarmos todo o potencial criado e desejado por Deus. Ser verdadeiramente benção na vida dos outros, para amar e ser amado de forma integral. Porém, como é difícil. Por isso vou orar, vem comigo?
Pai, quero viver a partir do que você diz que sou. Quero confiar que sou alguém amado e continuamente transformado para ser como Jesus Cristo é, teu unigênito Filho. Quero ter a liberdade para amar as pessoas e ser amado por elas. Quero viver a liberdade de poder acertar e errar. De rir de mim mesmo quando me equivoco, de me preocupar apenas em estar presente em cada momento dado pelo sua graça. Ajude-me. Amém!
Rev. Marcio Tenponi