ALIMENTO PARA O DIA
Fragmentação
Postado em 17 de abril de 2017
Muitas vezes encaramos nossa vida de forma fragmentada. Separamos as mais diversas áreas e acabamos sendo uma pessoa em cada área.
Isso aponta para o nosso coração dividido entre tantos afetos e desejos contraditórios e controversos. Essa fragmentação de quem somos perfaz numa insegurança, medo, frustração e traz o vazio para o mais íntimo do nosso ser.
As Escrituras ressaltam isso e o Evangelho é a transformação da nossa fragmentação em integridade. O Evangelho objetiva firmar nossa identidade de tal modo que sejamos inteiros e vivamos a partir de nossa nova identidade em todas as áreas de nossa existência.
Um dos exemplos de como as Escrituras discutem isso está no seguinte texto:
“Com a língua bendizemos o Senhor e Pai e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!”
Tiago 3:9-10 NVI
Nele vemos a presença de nossa fragmentação e a linda assertiva, meus irmãos, não pode ser assim!”.
Todo o capitulo 3 de Tiago fala e discute isso, o que você pode ler mais tarde. E perceberá que nossa língua reproduz com facilidade a fragmentação, pois com ela bendizemos ao Senhor, falamos coisas boas do Eterno, como também coisas terríveis daqueles que foram criados a imagem e semelhança dEle.
Falamos bem de Deus e mal daqueles a quem Deus criou e ama! Com nossa língua produzimos o bem e o mal, que tipo de fonte somos? Somos fontes de produção do bem ou do mal? Não podemos ser as duas coisas, a fragmentação apenas tenta mascarar nossa verdadeira identidade, a verdadeira essência de quem somos. Pecadores ou santos?
Se ainda não fomos alcançados pelo Evangelho, o máximo que nossa fragmentação faz é mascarar a maldade que há em nós. Se já fomos impactados pela graça do Eterno, a fragmentação tenta mascarar nossa nova identidade de santos.
O desejo de Deus é que vivamos cada vez mais em congruência com a nossa nova identidade, ou seja, quer nos dar integridade de vivermos de acordo com a nova criatura fundamentada em Jesus Cristo.
Meu grande desafio é viver de forma íntegra e a partir de quem eu sou em Jesus. Ser alguém santo em todas as áreas da vida e apenas produzindo o bem como Jesus fez. Buscando n'Ele e em suas Palavras o caminho para ser inteiro efetivamente. E quando elementos de minha antiga identidade surgirem, confronta-los a partir da minha nova identidade.
Que grande desafio! Só conseguirei mediante a intervenção do Espírito Santo, por isso vou orar. Você me acompanha?
Pai há dentro de mim há um grande conflito entre a minha antiga identidade e a nova formada a partir do Evangelho. Não quero mais esta fragmentação, quero viver a partir da nova identidade em Cristo Jesus. Por isso, peço a você que neste dia teu Santo Espírito me ajude a perceber todos os momentos nos quais posso estar agindo em descontinuidade com quem eu sou em você. Que eu possa me arrepender e mudar de forma a ser íntegro diante de você, de mim mesmo e de todos que comigo convivem. NEle, amém!
Rev. Marcio Temponi