ALIMENTO PARA O DIA
Idiossicrasia
Postado em 31 de agosto de 2017
Você sabe o que é idiossincrasia? Uma definição seria: a característica de comportamento própria de um grupo ou de uma pessoa, algo que chamamos de temperamento.
Todos temos as nossas, algumas totalmente singulares, outras compartilhadas. Uma idiossincrasia que vejo em mim e em outras pessoas é a incongruência de querer muito algo e ao mesmo tempo não querer.
Parece doido, não? Acredito que seja um dos fatores que revelam a complexidade humana. Penso nisso por causa de um texto que tem me acompanhado alguns dias que diz assim:
“Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.” Salmos 62:5 NVI
Já no começo dele acho muito legal este movimento do salmista em conversar com a própria alma. Mostra o processo de autoconhecimento em andamento, como também revela a idiossincrasia do salmista.
Ao mesmo tempo que ele quer o descanso, percebe que sua alma não encontra. Sabe o que deve fazer, mas parece não conseguir naturalmente.
Por isso ressalta o caminho que é tanto desejado. Quem não quer ter descanso? O que mais ouço são pessoas cansadas e correndo mais e mais. Praticamente todos querem descanso, mas poucos conseguem descansar.
A solução do salmista, nosso referencial da Escritura, é conversar com nossa alma e apontar o caminho, Deus é o nosso descanso. Somente Deus pode efetivamente dar este descanso tão desejado e tão pouco experimentado por nós.
O mais impressionante é que a Palavra do Eterno já responde ao que vamos colocar quando ouvimos que precisamos descansar somente em Deus. Vai dizer que ouvir isso não traz como reação os pensamentos que apontam: mais o salário atrasado? E o problema do meu filho? E as dificuldades do dia a dia? E por aí vai.
O salmista diz que de Deus vem a minha esperança. Preciso fazer, agir, mas nossa esperança não está no quanto mais podemos fazer, em nosso esforço maior, mas na certeza do amor do Pai que vem ao nosso encontro. Nossa esperança está n'Ele!
Eu quero viver assim, apesar de muitas vezes minha alma não está descansada. Preocupações, desejo de fazer mais para garantir, culpa por não poder fazer mais, medo de dar errado, de perder a ilusão de que posso controlar e a busca da satisfação em realizar minhas paixões desordenadas, me cansam demais.
Quero neste dia lembrar deste texto que me leva a conversar com minha alma apontando para o descanso em Deus e esperança n'Ele. Hoje quero ruminar este texto, pois sei que durante o dia todas estas coisas que acima falei podem assaltar meu coração. Por que você não faz o mesmo?
Vou orar pedindo a ajuda do Espírito, quer orar comigo?
Pai, preciso de você desesperadamente porque minha alma é assaltada diariamente com tantas coisas, a sociedade na qual vivo me leva a correr sempre e cada vez mais. Mesmo querendo descansar, acabo mais cansado.
Meu clamor é que seu Espírito me visite a cada momento que estes pensamento e sentimentos surgirem neste dia me trazendo a sua Palavra que mostra o caminho para o verdadeiro descanso que encontrarei somente em você, pois a única esperança válida em minha vida é seu amor por mim.
Naquele que é a maior prova deste amor, Jesus, meu Salvador. Amém!
Rev. Marcio Tenponi