ALIMENTO PARA O DIA
Mudança
Postado em 25 de outubro de 2017
Fico impressionado com a avidez que temos em julgar os outros e quase sempre nos colocar acima deles. Somos melhores nisso ou naquilo. E quando não podemos afirmar nossa superioridade, nos satisfazemos em diminuir os outros apontando os mais diversos defeitos.
Os judeus contemporâneos de Jesus foram falar com ele sobre o absurdo de Pilatos, o governador romano, misturar sangue de pessoas “inferiores” com o sangue de seus sacrifícios ao Senhor.
Jesus de forma maravilhosa os questiona sobre seus julgamentos e afirma que eles precisavam se arrepender também. Eles precisavam de mudanças, afinal, arrependimento gera mudança.
Então, conta uma parábola:
“Então contou esta parábola: “Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum. Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra?’ “Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei.” Lucas 13:6-8 NVI
Muito interessante perceber Jesus ressaltando a necessidade de mudança, pois uma figueira que não produzia frutos não seguia o curso normal de crescimento, amadurecimento e, necessariamente, as mudanças que estes ciclos trazem.
Sem mudança o destino é o corte. Pode parecer falta de paciência ou cuidado, mas não é porque o dono esperou por três anos e nada. Decidiu cortar então, pois estava estragando o solo. O cuidador da árvore pediu mais um ano de investimento intenso fazendo todo o possível para que houvesse mudança. Se não acontecer a mudança, o destino é o corte.
Parece que Jesus está falando da História do Evangelho a qual o Pai está escrevendo. Plantou seu povo e têm aguardado pacientemente os frutos. Mesmo já podendo cortar efetivamente, resolveu enviar Jesus e este, o Espírito. Tudo isso para que seu povo, agora a Igreja de Cristo, frutifique.
Deus quer mudar nossa vida continuamente para que sejamos como Jesus é. O Evangelho e o derramamento do Espírito Santo visa promover isso em nossas vidas. Ele deseja que frutifiquemos! É importante ressaltar que frutificar não tem a ver com trabalhar para Deus, mas sim em manifestar o fruto do Espírito Santo na vida.
E para isto realmente acontecer precisamos mudar, pois naturalmente somos o oposto ao fruto do Espírito: amor, paz, alegria, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, domínio próprio e mansidão. Somente quando mudamos podemos frutificar assim.
Por isso, hoje Jesus nos convida a refletir sobre as mudanças que Ele está fazendo em nós. Eu vou refletir com as perguntas que colocarei abaixo e convido você também a respondê-las hoje:
- Quais as mudanças de Jesus já foram feitas em minha vida?
- O que Deus está mudando em minha vida atualmente?
- Quais são as decisões e ações que preciso tomar para viver as mudanças que Jesus deseja fazer em mim?
- Será que preciso de ajuda de alguém mais maduro espiritualmente para me ajudar no processo de mudança?
Se sim, quem vou procurar?
Rev. Marcio Tenponi