ALIMENTO PARA O DIA
Necessidades
Postado em 19 de maio de 2017
O que é necessário para um ser humano viver? Comer, beber e se vestir, talvez seja a resposta mais básica. Porém, alguém diga que viver somente com estas coisas não seja viver e sim sobreviver. Afinal, não necessitamos comer qualquer coisa, mas determinadas comidas. Não bebemos apenas água e sim inúmeras outras coisas.
A verdade é a seguinte: O ser humano é complexo e, por conseguinte, o viver também é complexo. Nossas necessidades ultrapassam e muito apenas a subsistência biológica. E Deus sabia disto desde o início e evidencia isto há bastante tempo:
“Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar a vocês que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.” Deuteronômio 8:3 NVI
Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor é uma frase famosa porque Jesus a utilizou para rechaçar uma das tentações do diabo. Mas acho que nunca tinha parado para meditar nela e hoje ao ler o livro de Deuteronômio, o Espírito me levou a isso.
Fico impressionado como Deus é sábio e profundo. O texto mostra que Deus fez o povo passar fome no deserto e depois o alimentou de forma milagrosa para ensinar algo poderoso: nem só de pão viverá o homem. Aquilo que chamamos de necessidade básica não é suficiente para termos efetivamente uma vida.
Assim, somos sempre levados a mais. Não queremos qualquer pão, não queremos qualquer comida, não queremos apenas água e nem qualquer roupa. Muito menos viver em qualquer tipo de casa. Queremos mais!
E isso fica mais radical quando olhamos com mais atenção e percebemos que existem outras coisas que alimentam nosso viver que não são tão materiais assim. Como vivemos para manter nossa auto imagem bonita. Queremos ser os melhores, os superiores, mais poderosos, mais inteligentes, com mais refinamento, mais bonitos, articulados etc.
Vivemos do reconhecimento alheio, do exercício de poder e influência. Das articulações e jogos de poder e prazer. Inúmeras coisas alimentam a nossa vida e Deus está falando para nós exatamente isso. Denunciando que mesmo o agir piedoso está vinculado ao algo a mais que precisamos para viver.
Diante desta realidade Ele afirma: mas de toda palavra que procede da boca do Senhor. Ele mostrou ao povo de Israel que podemos viver a partir da Palavra dEle. Não precisamos de mais nada além dEle e sua palavra que nos alimenta, sustenta e orienta. Foi isso que Jesus disse ao diabo. Ele vivia a partir da Palavra do Pai e não precisava provar nada a ninguém, não precisava de status e poder, pois sua identidade estava firmada a partir das palavras do Pai: este é meu filho amado em quem me alegro.
Vejo em minha vida tantas vezes correndo atrás de tantas coisas, reconhecimento, amor, ser o melhor, mostrar inteligência, ser aceito, estar sempre certo, ter a palavra final, convencer (interessante a palavra com-vencer) as pessoas etc ...
Deus denuncia todas estas minhas necessidades de viver além do pão, da subsistência. E mais, além de denunciar estas várias motivações que me aprisionam e trazem um peso para vida, Ele me orienta dizendo que posso viver apenas a partir da Palavra de sua boca que diz que sou seu filho amado em quem Ele tem alegria.
A boca do Senhor reafirma seu amor por mim diariamente, seu cuidado, proteção, sustento, que nunca me abandona, me guia, fortalece etc. Quero viver a partir da Palavra que procede de Sua boca. E você?
Rev. Marcio Temponi