top of page

ALIMENTO PARA O DIA

O Meu Valor

Postado em 30 de março de 2017

Geralmente nos sentimos valorizados quando há reconhecimento de nossa produção, do que temos, fazemos etc. Diante da repetição continua deste processo, assumimos que nosso valor está vinculado ao reconhecimento do que temos ou fazemos.


Isto nos faz entrar num processo louco de buscar fazer e ter mais, para que nosso valor seja assegurado. Porém, com o passar do tempo nos deparamos que mesmo alcançando esta valorização, cansamos e ficamos frustrados, pois parece que nosso esforço é sempre maior do que o reconhecimento que temos.


Todavia, este processo é uma falácia. Nosso valor real não pode ser determinado pelo que fazemos ou temos. Se pensarmos direitinho, nosso valor está no amor que recebemos independentemente do que fazemos ou temos.
 

A Psicanálise já apontou para esta dimensão há tempos. Uma criança quando nasce precisa do investimento da pulsão de vida, amor em outras palavras, dos seus pais para viver. Sem este investimento não há vida, não há valor e constituição de quem somos. Nosso valor está no quanto somos amados.


O amor humano, no entanto, é falho e muitas vezes distorcido, o que nos faz ter sérios problemas para nos sentirmos valorizados. É aí que encontramos a grande resposta e profundidade do Evangelho, pois este nada mais é do que tratar do amor, de Deus que é a essência do amor.

 

Somente depois de silenciar-me e meditar pude compreender as palavras do salmista hoje.

 

“Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.” Salmos 33:22 NVI


Um pedido que parece banal e simplório, mas que é muitíssimo profundo, pois aponta para esta realidade. Nosso valor está fundamentado no amor do Pai sobre nós. Precisamos sentir, conhecer e viver este amor, porque assim teremos inúmeras questões de nosso coração resolvidas a partir da realidade do amor de Deus invadir nossas vidas.

 

O Evangelho fala do amor do Pai que enviou seu Filho para morrer em nosso lugar quando merecíamos apenas a ira, punição e afastamento. O amor do Pai não vem sobre nós pelo que fazemos ou temos, mas simplesmente porque Ele resolveu nos amar pela graça.

 

Nosso valor é determinado pelo que Jesus fez por nós e para nós. Nosso valor está num investimento poderoso de Deus em nós. Ele sacrificou-se por causa do amor por nós. Ele nos amou e nos mostra como somos valorizados através de seu continuo investimento em nós.

 

A força, cura, motivação, alegria, segurança, disposição e animação, invadem minha vida quando reconheço, sinto e me deleito no amor de Deus sobre mim. Por isso, quero mais e busco mais deste amor e me junto ao salmista hoje, e convido você também, a orar dizendo:


Pai, que o seu amor esteja sobre mim hoje. Quero e preciso dele, pois minha existência está fundamentada no seu amor por mim. Em Cristo, que é a maior prova do seu amor por mim, amém!

 

Rev. Marcio Temponi

bottom of page