top of page

ALIMENTO PARA O DIA

Onde está a sua fé?

Postado em 01 de setembro de 2017

Já percebeu como estamos sempre buscando respostas? Queremos saber, ter informações e acumular o máximo de conhecimento possível como se isso fosse realmente o suficiente para dar conta das cosias da vida. 
 

Todavia, o mais importante não são as respostas, mas sim as perguntas. Quando vamos fazer um trabalho de pesquisa acadêmica, o mais importante é o problema, a pergunta. O fazer terapêutico da psicanálise, mais do que responder as demandas, o psicanalista precisa saber fazer as perguntas certas. 
 

A verdadeira sabedoria não está em saber respostas simplesmente, mas em saber fazer perguntas. E o maior Mestre da Sabedoria que já existiu foi profundo nisto. Já percebeu como Jesus inúmeras vezes não responde para fazer perguntas? Em alguns momentos, inclusive, responde perguntas feitas a Ele com outras perguntas. 
 

Até mesmo em momentos difíceis como aconteceu quando Ele e seus discípulos atravessavam a barco o mar e uma grande tempestade caiu enquanto o próprio Jesus estava dormindo.  Mesmo muitos discípulos sendo profissionais da pesca e, possivelmente, já terem enfrentados mau tempo no mar, estavam amedrontados. O barco estava inundando e seus esforços de tirar a água e outras medidas não estavam funcionando. 
 

Eles acordam o Mestre desesperados. Jesus acalma o vento e o mar, vira-se para eles e não faz um grande discurso sobre seu poder ou para eles terem coragem. Simplesmente faz um pergunta:


"“Onde está a sua fé?”, perguntou ele aos seus discípulos.”" Lucas 8:25 NVI
 

Poderosa pergunta que até hoje nos confronta e desafia, não? O que mais me chamou a atenção foi advérbio interrogativo, que no grego está no genitivo que marca a origem, a localização efetiva. 
 

Onde está a sua fé? Talvez falemos que seja em Deus, mas nos desesperando, como as discípulos diante das tempestades que vemos. Será que está mesmo em Deus? Quando ficamos ansiosos achando que precisamos fazer mais do que o suficiente, pois se não fizemos algo pode dar errado. Será msm que é stá mesmo em Jesus?
 

Isso ainda vai de encontro a uma concepção atual de que o importante é ter fé. As pessoas gostam de afirmar, eu sou uma pessoa de fé. O problema, no entanto, não é se temos ou não temos fé. A questão realmente importante é onde está nossa fé!         
 

Eu quero que minha fé esteja em Jesus, apesar de muitas vezes o dia a dia, as emoções, os pensamentos e ações, não demonstrem isso. Esta pergunta de Jesus é fundamental para que eu me faça, ou melhor, Ele mesmo me faça. Eu preciso ouvia-la nas mais diversas situações para lembrar: minha fé está nEle que está no barco da minha vida comigo. 
 

Sei que muitas vezes isso não é a posição mais cômoda para viver, pois não me exime de sofrimentos, dores e dificuldades. Porém, me dá forças para enfrentá-las porque sei que Ele está comigo.  Assim, posso não temer. 
 

Já estou ouvindo Jesus me fazer esta pergunta e quero meditar nela durante todo este dia. Que tal você também separar um momento para ouvi-Lo perguntar:


“Onde está a sua fé?”

 

 

 

Rev. Marcio Tenponi

bottom of page