ALIMENTO PARA O DIA
A oração do coração
Postado em 07 de dezembro de 2017
Existe uma tradição da igreja cristã oriental que fala sobre a oração do coração ou também conhecida, a oração de Jesus. Esta tradição tenta viver o que preceitua a Escritura quando diz: orai sem cessar.
Nesta busca por orar sem cessar, os monges começaram, a partir do relato do encontro entre Jesus e um cego mendigo nas estradas de Jericó, a orar como aquele homem que descobriu que Jesus de Nazaré estava passando perto por ali.
“Então ele se pôs a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Os que iam adiante o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”” Lucas 18:38-39 PTNVI
Mais impressionante é ver que sua oração foi repreendida pelas pessoas que seguiam a Jesus. Todavia, aquele cego diante da oposição, intensificava mais e mais sua oração.
Realmente quando olho para minha experiência em oração percebo justamente isso. Como parece ser impossível orar sem cessar. Como, mesmo separando um momento para exclusivamente orar, minha mente e coração tendem a vaguear e quando vejo, estou pensando em outras coisas, totalmente desconectado da relação com o Eterno.
Nesta hora que preciso seguir o exemplo deste cego mendigo, pois na verdade quem de nós não é um maltrapilho? Seguir seu exemplo é, diante da dificuldade de estar totalmente envolvido no encontro com Jesus, intensificar meu clamor: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!
Que tal hoje separar, começando agora mesmo, alguns minutinhos para orar sem cessar esta linda oração: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim! Eu vou fazer isso agora pela manhã, à tarde e à noite. Convido você a fazer o mesmo.
Rev. Marcio Tenponi