ALIMENTO PARA O DIA
Ouvir
Postado em 09 de setembro de 2017
Ser pai é uma grande aventura, pois descobrimos algumas coisas que nem imaginávamos existir. A surdez seletiva, por exemplo. As vezes falo com meus filhos e eles, mesmo estando sem pronunciar uma palavra, simplesmente não escutam.
Outra situação seria a incompreensão seletiva. Esta acontece, por exemplo, quando as crianças pedem algo e eu digo não. Porém, elas continuam pedindo a mesma coisa como se o não dado anteriormente não tivesse sido dito.
Chego à conclusão que ouvir de verdade não é um processo simples. Primeiro porque precisamos parar de falar para ouvir. Segundo porque não basta apenas parar de pronunciar palavras e emitir sons, é preciso também aquietar as vozes interiores.
Como se não bastasse, como nos exemplos acima, às vezes simplesmente nos negamos a ouvir, mesmo ouvindo. E hoje continuando no monte da transfiguração da história que ontem começamos a meditar (se você não leu a meditação de ontem, vá lá ler), depois que os discípulos acordaram e pediram para ficarem lá, acontece algo poderoso:
“Enquanto ele estava falando, uma nuvem apareceu e os envolveu, e eles ficaram com medo ao entrarem na nuvem. Dela saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido; ouçam-no!”” Lucas 9:34-35 NVI
O próprio Deus Pai fala com eles diretamente. Este é o meu Filho, o Escolhido; ouçam-no! Além de novamente ratificar a identidade de Jesus, dá uma ordem: OUÇAM-NO
Ouvir Jesus. Muitos tem me questionado se é possível ouvir Jesus? Outros talvez digam que esta ordem foi somente para aquelas pessoas que estiveram fisicamente com Jesus.
Todavia, creio que a palavra do Eterno é para todos, inclusive nós mesmos. Precisamos ouvir Jesus e fazemos isso através do cultivo de uma vida onde a disciplina do silêncio é constante. Onde a Escritura é degustada, guardado no coração e meditada dia e noite.
Sem esquecer de não agirmos como crianças tendo surdez ou incompreensão seletiva, quando as palavras do Mestre vão de encontro a vícios, hábitos, sentimentos, desejos e necessidades de nossos corações.
Eu quero ouvi-Lo diariamente. E você? Hoje já ouviu Sua voz?
Rev. Marcio Tenponi