ALIMENTO PARA O DIA
Paciência
Postado em 21 de abril de 2017
Uma virtude definitivamente quase impossível de se achar. Somos tão marcados pelo nosso tempo da correria, rapidez e imediatismo, que no fundo achamos que qualquer coisa que não aconteça agora, é perda de tempo.
Não sei se estou ficando velho, só ao dizer isso já denuncio que estou kkkk, mas começo a achar que as coisas na vida que realmente valem a pena exigem paciência. Muitas vezes a impressão que tenho é que o caminho até a conquista de algo ou o desenvolvimento de certos relacionamentos e situações, é tão ou mais importante do que o objetivo.
As Escrituras ressaltam esta virtude inúmeras vezes. Hoje ao ler a Bíblia mais uma vez me deparei com a virtude.
“Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera.” Tiago 5:7 NVI
O Evangelho nos chama a experimentar a paciência até a vinda do Senhor, quando todas as coisas serão plenamente transformadas, quando novos céus e novas terras serão feitos pelo poder do Eterno.
Todavia, é linda a metáfora usada por Deus para exemplificar nossa paciência. Ao mesmo tempo que previne quanto a distorções e mal entendidos.
A imagem do agricultor é linda e mostra que paciência não tem a ver com relaxamento, não fazer nada. Ao contrário, o agricultor tem um trabalho árduo, muitas coisas precisa fazer.
A metáfora também aponta que mesmo diante de todo o trabalho do agricultor, existem condições e fatores que não estão no controle do agricultor. O clima, algo que ele não tem como controlar. A paciência nos leva a aprender a lidarmos com estes fatores que estão além de nós.
Por fim, há ainda um ultimo aspecto. Quem faz a colheita crescer? O milagre do surgimento e desenvolvimento da vida? Isso é uma ação do Eterno e poder viver e ver isso acontecer é um privilégio magnífico.
Diante de todos estes aspectos e ensinamentos, a grande pergunta que faço ao Senhor é: como cultivar a paciência? E, como Deus é bom em todo o tempo e não tenho como diretamente me tornar paciente, pois todas as vezes que tento ser paciente, acabo mais impaciente, o Espírito me levou a uma percepção interessante: desacelerar.
Ainda mais hoje sendo feriado, nem desculpa tenho para começar a praticar a diminuição da velocidade. Estar presente no agora em tudo que farei. Sem pressa, sem correria, apenas me deleitando e desfrutando de tudo o que o Senhor preparou para mim.
Ficarei com minha família hoje por inteiro, descansarei, lerei, orarei e tantas outras coisas que farei, tudo devagar, sem pressa, sem preocupação, apenas experimentando efetivamente tudo.
Assim, começarei a cultivar a paciência e verei que o caminho é tão importante quanto a chegada. E você, porque não começa a ser um agricultor hoje também desacelerando?
Rev. Marcio Temponi