top of page

ALIMENTO PARA O DIA

Preocupado com o coração

Postado em 15 de março de 2017

Ontem almocei com um pastor amigo que é alguém muitíssimo competente e um grande homem de Deus. E na conversa falávamos sobre maturidade e como há tão poucas pessoas realmente maduras.

 
Ele falava-me que maturidade tem a ver com suas decisões e escolhas. Com falar o que realmente está no coração. Exemplificou com um fato de sua vida. Sua irmã se formou na faculdade e conversando com ela perguntou se ele precisava ir na formatura. Ao que ela respondeu que não precisava. Conclusão, ele não foi. 

 

Contudo, disse ele, sua irmã ficou muito chateada, de bico, quando então ele perguntou o que tinha acontecido. Ela respondeu que era por causa de sua ausência na formatura. E retrucou, mas eu te perguntei! Sua resposta foi, mas precisava perguntar!?
 

Uma situação muito normal e que revela algo interessante. Inúmeras vezes o que temos em nosso coração não é falado e até mesmo negado, provocando inúmeros sofrimentos em nós mesmos.

 

Por que agimos assim? 
 

Minha conclusão é que somos muito fragmentados em nosso interior, não temos um autoconhecimento verdadeiro de quem somos e, por conseguinte, somos levados por infantilidades a todo momento. Somos iludidos por nós mesmos. 
 

O desejo de Deus é que cresçamos espiritual e emocionalmente. Isto acontece a partir de um relacionamento profundo e íntimo com Ele acompanhado por mentores espirituais que nos auxiliam neste processo de conhecimento de Deus através do caminho do autoconhecimento. 
 

Isto significa dizer que Deus está preocupado com o nosso coração e não apenas com o nosso comportamento. E o salmista aprendeu isso. Veja o que ele diz:


_“Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente;” Salmos 26:2 NVI_
 

Sua oração é radical, sonda-me, prova-me e examina-me. Um processo profundo que vai até o cerne de quem somos e como somos. Nos leva a um autoconhecimento e uma relacionamento íntegro conosco mesmo, com Ele e com o mundo.  
 

O pedido é para sondar, para revelar o que realmente está em jogo, quais são as verdadeiras motivações existentes. Provar, purificar se as motivações passam pelo fogo que separa as impurezas e sujeiras. Examinar, que analisa, compreende e elabora as questões que nos afetam e mobilizam. 
 

Este processo dói, não é fácil e nem rápido, pois nos coloca diante de nossas sombras e trevas que estão em nossos corações e que não queremos saber delas. Somos levados a lidar com nossos fantasmas e vislumbrar que não somos tão bonitinhos como gostamos de mostrar para os outros e que temos inúmeras racionalizações para esconder as verdadeiras questões não muito legais. 
 

Esta é a minha oração hoje. Sei que preciso de alguém colocado por Deus em minha vida para isto. Louvo ao Senhor porque já encontrei. Agora é orar como o salmista e caminhar com Deus num relacionamento diário e profundo para que este processo aconteça. Sei que Deus se importa mesmo é com o meu coração e quero entregá-lo totalmente a Ele para que seja curado, eu amadureça constantemente e seja quem Ele me criou para ser. 
 

Quer orar comigo?
 

_“Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente;” Salmos 26:2 NVI_

 

Rev. Marcio Temponi

bottom of page