top of page

ALIMENTO PARA O DIA

Se Demorar...

Postado em 19 de outubro de 2017

Vivemos no mundo da velocidade. Tudo precisa ser rápido e imediato, pois se demorar parece ultrapassado, obsoleto e precisando de upgrade.  Isso tem nos tornado impacientes para qualquer demora, por mais breve ou necessária que seja. 
 

Todavia, existem coisas que essencialmente não são rápidas. Precisam ser construídas vagarosamente para terem consistência. Uma destas coisas é o relacionamento pessoal. Para que seja real e consistente é necessário tempo, experiências e investimento. 
 

Isso vale para todos os tipos de relacionamento, especialmente aqueles que desejam intimidade. O casamento precisa de um tempo razoável de namoro para ser construída uma relação sólida. 
 

O relacionamento com Deus, mesma coisa. Porém, muitas vezes não somos pacientes o suficientes. Apesar desta impaciência ser mais notória em nossos dias, o povo de Israel também sofria disto. 
 

O povo tinha acabado de assumir a aliança com Deus dizendo que fariam tudo o que o Eterno dissesse. Então, o Senhor chamou Moisés ao monte Sinai para passar orientações para todo o povo. Ele entrou numa nuvem de glória sozinho lá no cume do monte e permaneceu na presença do Eterno 40 dias e 40 noites. 
 

Neste ínterim, sabe o que acontece?


“O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: “Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu”.” Êxodo‬ ‭32:1‬ ‭NVI


Dúvida e desconfiança nascem no coração do povo que rapidamente quer fazer um upgrade religioso. Busca um novo deus a quem se relacionar, servir, confiar e obedecer. 
 

Lendo este texto fico impressionado como o povo de Israel fez uma coisa dessas. Parece loucura. Contudo, meditando no texto o Espírito me levou a compreensão que é fácil falar e apontar para o povo, sendo que eu também em minha vida fiz isso inúmeras vezes. 
 

Claro que não de forma tão descarada como a deles, mas com certeza quando Deus demorou a responder ou solucionar uma situação, a dívida e desconfiança tomaram meu coração. 
 

Como é fácil quando as coisas não  saem como esperado eu correr logo para tentar resolver com minha inteligência, sagacidade e força. Como é fácil pensar que se eu tivesse mais dinheiro, trabalhasse mais, tivesse outro trabalho ou investisse mais na network eu conseguiria melhores e mais rápidas soluções. 
 

Nunca fiz ou adorei um bezerro de ouro como eles fizeram, porém, outros ídolos fácil e rapidamente podem ser construídos em minha vida. Afinal, qualquer coisa boa pode ser transformada por mim num ídolo e o pior, o revisto com toda uma lógica piedosa, de bom senso e justificada. 
 

Quantas vezes o desespero toma conta, a tristeza e a frustração tornam-se o verdadeiro sentimento. A amargura destila  sua acidez a todos a minha volta e o Eterno é apenas uma figura que pouco me relaciono. 
 

Não quero isto para mim! Há uma vida totalmente diferente e as circunstâncias não vão determinar quem é o meu Deus. O meu Senhor é Jesus Cristo que proclama que haverá dias difíceis, mas sempre virá a ressurreição. 
 

Hoje o exercício para mim é olhar para minha vida e buscar qualquer vestígio de algum ídolo, mesmo que escondido. Abandona-lo, me arrepender e voltar para o Eterno. Ele mesmo revelou-se assim a Moisés e ao povo de Israel:
 

“Então o Senhor desceu na nuvem, permaneceu ali com ele e proclamou o seu nome: o Senhor. E passou diante de Moisés, proclamando: “ Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade, que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado; castiga os filhos e os netos pelo pecado de seus pais, até a terceira e a quarta gerações”.” Êxodo‬ ‭34:5-7‬ ‭NVI‬‬


Que tal você hoje separar um tempo para também fazer este exercício?

Rev. Marcio Tenponi

bottom of page