ALIMENTO PARA O DIA
Se Deus é o meu Deus... (Parte 2)
Postado em 27 de julho de 2017
Dizem que podemos passar um tempo relativamente grande sem comer. No entanto, o tempo que podemos ficar sem beber água é bem menor. Isso mostra o quanto a sede é vital para a nossa sobrevivência e como ela nos move a conseguir água o mais rápido possível.
É incrível que a sede de Deus é uma das metáfora usadas nas Escrituras para falar do nosso relacionamento com o Eterno. Seguindo o texto de ontem, Davi fala:
“Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água.” Salmos 63:1 NVI
Depois de afirmar que Deus é o seu Deus e que por isso Ele o busca intensamente, sua assertiva é: a minha alma tem sede de ti! A relação com Deus para Davi era da ordem da necessidade vital. Sem ela a morte era certa, assim como não podemos viver sem beber água.
Fiquei meditando nisso e fui levado a seguinte questão pelo Espírito Santo: o que é essencial para mim? Ou dito de outra maneira, o que não posso viver sem? Importante reflexão, pois com facilidade vejo que no emaranhado de coisas, atividades e minhas necessidades, Deus é esquecido e não é tratado como da ordem do essencial para mim.
Para Davi Deus era essencial, o que o motivava a acordar, relação à qual não podia viver longe porque sem ela não havia vida verdadeira, apenas um jogo de vaidade, orgulho e egoísmo, sem sentido e autocentrado que nos leva a apenas sobreviver e não a viver a liberdade e alegria da relação com o Pai.
Quero ser como Davi! Mas como muitas vezes me vejo descrito numa letra de música que temos cantado na igreja:
Porque na verdade eu descobri que tudo o que eu preciso está em Ti. Mas o meu coração é teimoso demais pra admitir. Sei que depender é como viver perigosamente. Mas eu preciso acreditar e confiar no que Você me diz.
Quero largar a teimosia e a cada manhã matar minha sede de Deus. Quero viver perigosamente na dependência de Deus. Quero acordar todos os dias com sede de Deus. E você realmente tem sede de Deus?
Rev. Marcio Tenponi