ALIMENTO PARA O DIA
Se Deus é o meu Deus... (Parte 3)
Postado em 28 de julho de 2017
A Psicanálise aponta que o desejo é o que nos move. Através do desejo inúmeras coisas são mobilizadas em nós de forma que o desejo também ressalta a nossa insatisfação, que por sua vez revela a falta. Dito de outra forma. Nos falta algo que perdemos, o que nos faz insatisfeitos e por isso, desejantes.
Desde sempre queremos preencher esta falta e tentamos com as mais diversas coisas. O consumismo tão comum em nossos dias é forte por causa disto. A busca pelo poder, status e pela imagem também o são. Mas sempre novamente nos deparamos com a falta, insatisfação e o desejo.
A Escritura também fala de algo que perdemos desde o início por causa do pecado. O que perdemos foi a relação íntima e profunda com o Eterno. Nada, por conseguinte, pode realmente nos suprir a falta fundamental que existe dentro de nós, somente Jesus.
Davi já sabia disto e no texto que temos meditado nestes dias fica evidente isso:
“Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água.” Salmos 63:1 NVI
Percebeu a última parte? Todo o meu ser anseia por ti. Davi compreendeu que sua falta, esta existencial, que leva não apenas uma parte, mas a todo o seu ser a desejar, é por Deus. Todo o poder, vitórias, status, riqueza etc, não podem efetivamente preencher nosso ser.
Davi sabia disto, pois ele teve todas estas coisas que desejamos e percebeu que somente Deus era o que seu ser realmente desejava. Por isso, conseguiu viver nas mais diversas e adversas situações.
Não preciso ficar por aí vivendo em busca de consumir, status, poder e tantas outras coisas que investimos nossa vida. Podemos usufruir das coisas, não precisamos consumir. Porém, só acontecerá quando vivermos como Davi, tendo todo o meu ser ansiando por Jesus.
Isso me faz lembrar de um poema da Tereza D'Avila musicado por Jorge Camargo que diz: Quem tem a Deus, quem tem a Deus. Nada lhe falta, nada lhe falta. Só Deus é o bastante!
Sendo Deus o bastante, todas as outras coisas são ressignificadas a partir d'Ele e por Ele. Logo, desejando e vivendo por Deus, todas as outras coisas vão se acertando e não preciso ficar buscando o que preencher a minha falta, vivo com alguém inteiro e cheio de Deus. Livre para desfrutar a vida com alegria e a força que vem do Eterno.
A pergunta que me faço e a você é: qual é o maior desejo do meu/seu coração?
Rev. Marcio Tenponi