top of page

ALIMENTO PARA O DIA

Segundas Intenções

Postado em 05 de junho de 2017

Vemos muitas pessoas agindo com segundas intenções. As vezes, nós mesmos agimos assim. Fazemos algo com o intuito de alcançar outras coisas. 
 

Usamos este artifício porque não queremos assumir o verdadeiro desejo de nosso coração. Ou ainda, porque consideramos uma jogada de mestre para que a pessoa não fique chateada. 
 

Todavia, no final das contas o que estamos fazendo é manipulando, omitindo, mentindo, ocultando a verdade, sendo egoísta, interesseiro e tantas outras coisas. Mesmo que apresentemos toda uma racionalização para esconder estas verdades e convencer a nós mesmos que estamos agindo bem. 
 

O rei Davi da Bíblia sabia destas coisas. Ele diz assim:

“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.” Salmos 51:10 NVI
 

Ele pede ao Senhor que crie nele um coração puro. Suas palavras fazem parte de uma das confissões de pecado mais profunda que já li. Ele percebe que o pecado fragmenta o coração e muitas vezes, mesmo não querendo, acabamos tendo uma agenda oculta por trás de nossas ações. Até mesmo das mais nobres. 
 

O Apóstolo Paulo também percebeu isso quando diz que o bem que queria fazer não fazia, porém o mal que não queria, acabava fazendo. A fragmentação de nosso coração que mistura intenções boas com ruins. 
 

Davi compreende que não consegue por si mesmo ter este coração íntegro e puro. Por isso seu clamor ao Eterno. Somente Ele pode promover esta purificação. Cria em mim um coração puro é o pedido sincero e radical de Davi, pois Jesus é o único que pode sondar e provar nosso coração. Trazer para luz as muitas intenções e coisas que estão nas sombras, escondidas, mas agindo de forma a me controlar.  
 

Não sou diferente de Davi e nem de Paulo. Sou marcado por esta fragmentação que o pecado trouxe para a minha natureza. Não sei e não tenho capacidade para lidar com estas motivações obscuras que habitam em mim. Somente o Espírito Santo pode trazer para luz e criar um coração puro em mim. 
 

Portanto, hoje vou fazer destas palavras a minha oração durante este dia. E mais, vou ficar em silêncio um tempo para que o Espírito vá me mostrando o que precisa ser purificado em meu coração. 
 

E você? Separe um tempo também hoje para fazer esta oração e ficar em silêncio para ouvir o Espírito, refletindo sobre o que precisa ser purificado em você. 

 

 

 

Rev. Marcio Temponi

bottom of page