top of page

ALIMENTO PARA O DIA

Tentação

Postado em 13 de abril de 2017

Adoramos arrumar culpados. Quando alguma coisa errada acontece começamos logo nossa procura pelos culpados. E muitos acabam culpando o diabo pelos pecados, erros e males que acontecem em nossa vida. 
 

Não sou advogado do diabo, ele com certeza está sempre trabalhando para matar, roubar e destruir. Vive em derredor para devorar pessoas. Isso é fato!  
 

Todavia, vale salientar também que em nossos pecados e equívocos temos participação efetiva. O diabo ter participação não nos exime da responsabilidade também. 
 

Isto fica evidente quando lemos:
 

“Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido.” Tiago 1:14 NVI


A tentação se apresenta quando encontra eco dentro de nós. Algo equivocado só se torna uma tentação quando já existe algum desejo descoordenado e distorcido em nós. 
 

É o nosso próprio desejo mau que nos arrasta e seduz para que quebremos a relação com Deus, com as pessoas que nos cercam, conosco mesmo e com as coisas.
 

Para enfrentar a tentação é preciso, em oração e iluminado pelo Espírito Santo, assumir que este mau desejo existe em nós. É preciso também examinar as motivações que fomentam e fundamentam este mau desejo que habita em nós.


Depois disto, enfrentar este nosso desejo a partir do Evangelho, adotando a narrativa de Jesus, praticando as disciplinas espirituais para cultivar novos hábitos, treinando nosso corpo e tendo o suporte da comunidade dos discípulos.
 

A mudança acontece quando não apenas descobrimos que determinado comportamento é pecaminoso e o abandonamos. A transformação acontece quando o mau desejo é negado e rejeitado por nós. Quando, a partir do Evangelho, cultivamos uma verdadeira aversão, asco, nojo, repugnância por este mau desejo.
 

Não é fácil! Exige muito de nós, mas é possível com perseverança em oração e relacionamento com Deus, confiança no Espírito Santo, fé no Evangelho e amigos de caminhada.

 

Vencer a tentação de fato significa mais do que deixar de fazer alguma coisa, mas sim ser nova criatura em Cristo Jesus. Por isso, é uma longa caminhada na mesma direção e somente com o Pai poderei vivenciar isso.


Eu vou orar, pois percebo em minha vida inúmeras tentações e quero vencê-las, quero ser cada vez mais conforme a imagem de Jesus. Se você quiser também, ore comigo.

 

Pai, o Evangelho mostra o teu perdão e me inunda com o seu amor. Porém, ao viver a vida vejo tentações com o intuito de me afastarem de você. Não quero isto, quero vencer a tentação e só acontecerá quando não apenas abandonar os pecados, mas também rejeitá-los de fato tendo meus desejos e motivações sendo transformados pelo poder do Evangelho. Preciso de você para descobrir as tentações, para compreender as motivações distorcidas que a fundamentam e a partir do Evangelho ter forças para rejeitá-las no mais íntimo do meu coração. Preciso de você! Te amo! Por Cristo, a prova do seu amor por mim. Amém!

Rev. Marcio Temponi

bottom of page