top of page

ALIMENTO PARA O DIA

Tentação

Postado em 02 de outubro de 2017

Tentação é algo totalmente comum a todos os seres humanos. Quais tentações surgem para você dia após dia?


Alguns cedem imediatamente as tentações movidos pela cultura do prazer de nossa sociedade. Outros lutam contra elas, sabendo que normalmente elas nos levam a problemas, mais cedo ou mais tarde.


Inúmeras vezes a luta contra tentação é perdida, pois parece que não somos fortes o suficiente. Outras vezes fazemos tanta força que nos tornamos pessoas que não suportam qualquer coisa que possa fazer menção ou lembrar a tentação. Acabamos seguindo o caminho do legalismo e rigidez com todo mundo, para, na verdade, lutar contra a própria tentação.


Jesus sabia desta nossa luta e ao ensinar seus discípulos a orar, aborda está questão:


“Ele lhes disse: “Quando vocês orarem, digam: “Pai! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano. Perdoa-nos os nossos pecados, pois também perdoamos a todos os que nos devem. E não nos deixes cair em tentação ”.” Lucas‬ ‭11:2-4‬ ‭NVI


Meditando alguns dias nesta oração, percebi algo interessante: Jesus não nos ensina a pedir para as tentações cessarem, somente para não cairmos nelas! Não é interessante? Por que será? Talvez seja porque Jesus sabe que enquanto Ele não voltar e promover a ressurreição de nossos corpos, ainda teremos que lutar contra a tentação.


Afinal, tentação é tão forte e impossível de fugirmos dela porque ela ecoa desejos profundos de nossos corações. Alguns inconscientes que movem nosso ser em busca de satisfação desordenada.


A verdadeira luta contra a tentação não está situada ao dizer não. Antes está na descoberta dos motivos reais e ao que a tentação está tentando responder. Quais desejos interiores ela está respondendo. Percebe que o verdadeiro campo de batalha é interior e não exterior?


Quero vencer a tentação e não apenas fazer força para não ceder a ela. Por isso, a grande luta acontece em meu coração, descobrir as falsas narrativas que foram gravadas em mim durante a formação de minha história e de quem eu sou. Preciso confrontar estas narrativas com a poderosa narrativa do Evangelho.


Então assim começar a ser livre realmente da tentação, não porque ela desaparecerá, mas sim porque escolherei o caminho que o Evangelho propõe para mim com o auxílio do Espírito Santo. Confiando e descansando em Jesus.


Que tal você hoje refletir um pouco sobre os desejos que realmente estão em jogo nas tentações que você enfrenta? Eu já estou fazendo isso.

Rev. Marcio Tenponi

bottom of page