top of page

ALIMENTO PARA O DIA

Ter Certeza

Postado em 12 de junho de 2017

Com o advento da ciência há alguns séculos atrás, tornamo-nos uma sociedade marcada pela comprovação e, por conseguinte, pela certeza. É muito interessante que um comercial de pasta de dentes afirme, cientificamente comprovado. Aí ficamos tranquilos, temos certeza. 
 

Isto nos viciou. Agora queremos ter certeza para tudo. Garantias de que acontecerá e será como queremos. É evidente que ficamos viciados nisso porque nos dá uma sensação de controle e poder. 
 

No entanto, grande parte de nossas certezas não passam de ilusões. A parte que realmente podemos ter alguma certeza em nossas vida é bem pequena. Logo, não podemos generalizar e desejar que a certeza seja o grande critério que nos orienta. 
 

Na relação com Deus então, fica muito difícil de termos este tipo de certeza, pois Deus não precisa seguir a nossa lógica, não está limitado como nós, seus pensamentos e caminhos são totalmente diferentes de nós. 
 

Zacarias foi um sacerdote da época do Novo Testamento e sua esposa Isabel era estéril e ambos viviam uma relação profunda com Deus e oravam a Ele para que tivessem um filho. Até que um dia Deus enviou Gabriel, seu anjo, para anunciar que teriam um filho que seria grande diante do Senhor. 
 

Zacarias ao ouvir este poderoso anúncio diz:


“Zacarias perguntou ao anjo: “Como posso ter certeza disso? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada”.” Lucas 1:18 NVI
 

Que coisa, assim como nós quer ter certeza! Viver apenas pela Palavra do Eterno é difícil, confiar é viver perigosamente, como diz uma música que gosto muito. Por isso buscamos certeza, controle e provas. O anjo deu isso, Zacarias ficou mudo até que a Palavra se cumpriu. 
 

Como sou tentado a agir como Zacarias, pedir certeza e provas. Todavia, a relação que Deus estabelece conosco é mediada pela fé, que tem muito mais a ver com confiança do que com certezas e provas. 
 

Quero viver pela fé realmente, confiando na Palavra do Eterno a cada dia e sei como isso é difícil e como só conseguirei estando totalmente apegado à Ele, numa relação na qual Ele me fortalece diariamente. Do contrário, sou tentado a responder como Zacarias. 
 

Por isso, vou orar e convido você a fazer o mesmo:


Pai, quero aprender a viver pela fé, confiando cegamente no seu amor por mim. Ajuda-me na falta de fé que muitas vezes me assalta pedindo provas e certezas. Preciso de você! Amém! 

 

 

Rev. Marcio Temponi

bottom of page