top of page

ALIMENTO PARA O DIA

Tomar Posse e Empoderar

Postado em 20 de abril de 2017

Hoje em dia temos duas expressões que me parecem muito semelhantes, pois a diferença está no fato de uma ser a versão "evangélica" e a outra "secular". Refiro-me as expressões tomar posse e empoderar
 

Ambas, me parece, falam de uma postura de coragem, poder e autoridade para fazer ou viver algo. Para assumir o controle sobre alguma circunstância.
 

Algo que se encontra no campo da auto ajuda e do motivacional. Não tenho absolutamente nada contra, até porque estes elementos auxiliam bastante na busca de uma vida diferente que tantas pessoas precisam.
 

Todavia, não me parece ser este o caminho do Evangelho. Ele não nos faz mais poderosos, mais fortes, mais dignos. Vemos isso desde o Antigo Testamento, quando Deus liberta o povo de Israel, um povo escravizado durante séculos, um povo que não sabia mais o que era ser maduro e responsável, um povo que só conhecia a força dos seus senhores. Deus não os fez uma potência militar e econômica.


Deus não apenas liberta, mas conduz este povo pelo deserto rumo à Terra Prometida, com o intuito de promover o amadurecimento de povo e a fomentação de uma relação profunda entre o próprio Deus e o povo, onde Ele seria o seu Deus e eles o seu povo.


Diante da Terra Prometida, vejamos o que acontece:
 

“Vejam, o Senhor, o seu Deus, põe diante de vocês esta terra. Entrem na terra e tomem posse dela, conforme o Senhor, o Deus dos seus antepassados, disse a vocês. Não tenham medo nem desanimem.

Para onde iremos? Nossos compatriotas nos desanimaram quando disseram: “O povo é mais forte e mais alto do que nós; as cidades são grandes, com muros que vão até o céu. Vimos ali os enaquins”.

“Então eu disse a vocês: Não fiquem apavorados; não tenham medo deles. O Senhor, o seu Deus, que está indo à frente de vocês, lutará por vocês, diante de seus próprios olhos, como fez no Egito.

“Apesar disso, vocês não confiaram no Senhor, o seu Deus,” Deuteronômio 1:21, 28-30, 32 NVI
 

Estes versículos nos mostram o que o Evangelho promove. Não um empoderamento ou poderes para tomarmos posse, mas sim um relacionamento com o Pai de forma a sermos responsáveis e co-participantes no que Ele está fazendo. E isto sob uma poderosa confiança n'Ele, em seu amor, cuidado, proteção e sustento.


Deus não quer filhos imaturos e irresponsáveis que pensam que tudo podem, porque Ele dará mimando a gente. Deus quer filhos que assumam a responsabilidade, que compreendam que haverão lutas, dores e sofrimento na caminhada, porém, isso não acontecerá a partir de nossas forças ou porque alguém diz que podemos se quisermos.
 

Querer não é poder, já diz um provérbio popular. O ensino do Evangelho é que em nossa fraqueza o poder de Deus se aperfeiçoa. Foi na humilhação e total indignidade de Jesus que Ele nos salvou. Não é pelo caminho de sermos fortes porque estamos com Deus, mas sim de sermos fracos e confiarmos em Deus.
 

Não preciso ter medo, pois sei das minhas limitações e sei que posso confiar no Deus ilimitado. Minha força na verdade é do Senhor e não inata em mim.


Por isso, quero viver tudo o que o Eterno tem e deseja que eu viva. Todas as lutas, dores e sofrimentos envolvidos na Terra Prometida a mim. Não são os meus sonhos e desejos que devo tomar posse. Não devo ser empoderado de poder, mas sim de confiança que surge de um relacionamento íntimo e diário com meu Pai que vai guiando por onde eu devo andar e o que devo viver.


Só que para isso preciso d'Ele e por isso vou conversar com Ele, quer me acompanhar?

 

Pai, quero confiar cada vez mais em você para não ficar com medo e desanimar diante dos desafios da vida. Como também para não cair na falácia de achar que existe força e mérito em meu ser. Não passo de uma criança amedrontada que acaba agindo por impulso, agressividade, carência, insegurança, medo, orgulho, vaidade, crueldade, inveja e tudo mais. Sonho com tantas coisas e acabo buscando tantas coisas que não passam de correr atrás do vento.
 

Não quero mais isso! Quero viver contigo e desfrutar de tudo o que você tem para mim neste dia. Quero amadurecer cada vez mais. Seja dificuldades, seja felicidade, seja amizade, seja injustiças ou qualquer outras situações.

 

Sei, no entanto, que por mim mesmo não conseguirei. Clamo pela sua força para me dar coragem, seu amor para me dar confiança, seu carinho para enxugar minhas lágrimas, seu sustento para me dar esperança, sua graça não desanimar, sua presença para me preencher.
 

Em Cristo, amém! 

Rev. Marcio Temponi

bottom of page