top of page

ALIMENTO PARA O DIA

Três inimigos

Postado em 25 de agosto de 2017

Ha algum tempo eu li a biografia de Nelson Mandela. Inúmeros ensinamentos são  possíveis aprender com ele, mas existe um que marcou meu coração porque sua veracidade é inquestionável. Ele falava que uma das coisas mais difíceis de se encontrar no mundo são homens maduros. 
 

A maturidade real é raridade ainda mais neste século XXI, pois a infantilidade e o desejo de viver na Terra do Nunca, são sonhos buscados e vividos por muitos.
 

No entanto, a cultura hodierna não está sozinha neste incentivo a imaturidade. Há outros inimigos que trabalham arduamente para impedir o amadurecimento emocional e espiritual das pessoas. E Jesus denunciou estes outros inimigos sobre os quais a nossa cultura se fundamenta para ser tão eficaz em manter as pessoas imaturas.
 

Jesus contou muitas histórias para ensinar as pessoas.  Normalmente Ele não dava explicações sobre elas, porém em uma Ele explicou detalhe por detalhe. Foi sobre a parábola do Semeador a qual você pode ler em Lucas 8,1-15. A explicação da história foi:
 

“As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o Diabo e tira a palavra do seu coração, para que não creiam e não sejam salvos. As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Creem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação. As que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem. Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão qfruto, com perseverança.” Lucas 8:12-15 NVI
 

Viu Jesus apresentando os três inimigos do crescimento espiritual e emocional? O primeiro, o Diabo, que age para tirar o Evangelho do coração humano trazendo dúvidas, racionalizações, mostrando como o mundo é mais atraente e supostamente, atente, supostamente mais lógico. 
 

Outro inimigo são as provações do dia a dia. Muitos acham que viver com Deus é a solução de sua vida e que assim não haverá mais problemas. Grande engano. A solução da vida é viver com Deus em todo o caminho, mesmo pelos vales da sombra da morte. A diferença está em estar com Deus e não em deixar de existir problemas. 
 

Por fim, o último inimigo apresentado por Jesus são as  preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida. Todos são muito difíceis de serem enfrentados, mas parece que este último talvez seja mais forte que os demais. Digo isto pelo simples fato de que os primeiros são exteriores, o Diabo e as provações, este último é interior, as preocupações e sedução que riquezas prazeres fazem a nós. 
 

Os dois primeiros mostram uma ação exterior agindo para matar a Palavra, o Diabo arranca e as provações secam. Agora no último, nós sufocamos e nos convencemos que estamos bem porque temos que fazer as coisas. É uma realidade, mas este fazer deve ser acontecer olhando para Jesus e tendo Ele como centro. 
 

Eu quero ser terra boa, com coração bom e generoso, que ouve a palavra, a retêm e dá fruto, com perseverança. Exercitar diariamente meu coração em receber a Palavra de Deus de bom grado, ouvir atentamente, retendo o Evangelho e frutificando para a glória de Jesus e não minha comodidade ou tranquilidade. 
 

Como é difícil vencer estes inimigos. Eu preciso do próprio Espírito para isso, e você? Vamos orar?
 

Espírito Santo que está aqui em meu coração. Muitos inimigos tentam me levar a viver uma vida independente de você, mesmo que muitas vezes eu disfarce com racionalizações ou com teologias. Não consigo vencer estes inimigos sozinho, especialmente este que não está fora, mas dentro de mim. Minhas preocupações, ansiedades, desconfiança e insegurança. 
 

Preciso que as verdades do Evangelho sejam ouvidas por mim, gravadas em meu coração e que isso produza frutos em mim e através de mim. Que neste dia eu lance sobre o Pai minhas ansiedades, que meus olhos fiquem fixos na cruz de Cristo que evidencia seu incomensurável amor por mim, fazendo com que confie nEle e me sinta amado por Ele. Que seu poder me dê forças para eu sair do centro da minha vida entregando a você o controle de tudo neste dia. Amém!

 

 

Rev. Marcio Tenponi

bottom of page