top of page

ALIMENTO PARA O DIA

Viva Para a Plateia de Um

Postado em 31 de julho de 2017

Este é um provérbio puritano antigo que revela algo fantástico. Vivemos em função de qual plateia? Muitas vezes vivemos sob a narrativa de que nosso valor é determinado pela avaliação alheia e sofremos horrores por isso. 
 

Jesus denuncia isso de forma poderosa e nunca tinha me dado conta de uma versículo forte proferido por ele:
 

“Ai de vocês quando todos falarem bem de vocês, pois assim os antepassados deles trataram os falsos profetas.” Lucas 6:26 NVI 
 

Lendo o Evangelho hoje ao me deparar com este versículo não tive como continuar. Parei pela força do Espírito para meditar nele. 
 

Afinal Jesus está denunciando que quando vivemos para manter nossa imagem diante dos outros acabamos nos tornando falsos. E não é difícil de entender porque, mesmo que nem nos demos conta disto acontecer em nossas vidas. 
 

Quando agradamos todos é porque negociamos tudo e somos como camaleões que assumem as cores do ambiente, independente de qual ambiente seja. Nosso eu se perde no emaranhado de posicionamentos necessários para agradar a todos. O que surge é a falsidade. 
 

Todavia, este pecado é tão poderoso que continua agindo mesmo parecendo lutar contra esta falsidade. Explico. Na ânsia de não me conformar ao que os outros dizem e avaliam, eu assumo uma postura de confronto, de imposição de minha diferença, de quem eu sou. 
 

Não obstante, mesmo tentando se diferenciar dos demais, continua essencialmente na mesma posição. O que me define é a avaliação dos outros, pois eles dizem que eu sou diferente! A denúncia de Jesus continua válida, de modo inverso, mas válida porque o que surge é apenas falsidade! 
 

Então não há saída? Sim! É viver para a plateia de um. Deus é a nossa referencia e quando olhamos para Ele, não precisamos mais nos preocupar com o nosso desempenho para afirmar quem somos. Ele determina quem somos e podemos viver a partir desta verdade. Livres e autênticos para diante d'Ele acertarmos, errarmos, crescermos e vivermos por Ele. 
 

Assim, vivo tendo Ele como plateia, não para ter a aprovação d'Ele, pois já sou amado e adotado como seu filho. Vivo para agradá-lo porque O amo, para responder ao amor d'Ele por mim, sua graça que me dá vida, sua misericórdia que me toca diariamente, sua direção que mostra o melhor caminho, sua sabedoria que conhece todas as coisas, seu poder que me dá forças, seus braços que me acolhem, sua paz que guarda meu coração e mente, seu sustento que me sacia e nunca falta etc. 
 

Hoje eu quero viver para a plateia de um. Livre de tentar determinar meu valor e firme na confiança do valor que Jesus me dá. E você? 

Rev. Marcio Tenponi

bottom of page