Por que Mentir?
- Presbiteriana de Piedade
- Aug 7, 2018
- 2 min read

A mentira tem pernas curtas. É um dito popular que muitas vezes é uma grande realidade. No entanto, a mentira é muito mais comum do que imaginamos. Ela chega a ser até tolerada em alguns momentos. Ah, é só uma mentirinha branca! Não faz mal a ninguém.
Todavia, talvez seja importante pensarmos sobre o motivo que nos leva a mentir. De forma geral, parece que somos levados a mentira por causa da nossa imagem. Seja para protegê-la de ser degradada. Seja para que ganhemos status e poder. Seja para obtermos alguma vantagem e tantas outras opções.
Mesmo na igreja isso pode se manifestar. Hoje lendo o livro de Atos meditei sobre isso. No capítulo 4 vemos a comunidade compartilhando seus bens e dando ofertas generosas. Barnabé vendeu uma propriedade e deu todo o dinheiro como oferta ao Senhor. Com certeza isso o fez ganhar algum destaque, foi até registrado nas Escrituras.
No capítulo 5 Ananias e Safira também vendem uma propriedade. Porém, combinam em dar apenas uma parte do valor falando que era o valor total. Provavelmente para serem como Barnabé. Lendo a narrativa fica evidente que Pedro, o líder da igreja, não questiona o valor dado em si, mas sim o motivo que os levou a mentir. Eles não eram obrigados a vender nada e muito menos ofertar o valor total.
“Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para você uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela não pertencia a você? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus”. Pedro lhe disse: “Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Estão à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e eles a levarão também”.” Atos 5:3-4, 9 NVI
Eles mentiram por causa da imagem deles. Eles ao tentarem ser o que não eram, acabaram mentindo e tentando ao Espírito Santo. A Deus não temos como enganar. Ele vê o coração e quer sinceridade e transformação verdadeira.
Eu não quero ficar refém da minha imagem. Viver nesta busca só produz afastamento de Deus e vida fragmentada. Ele me ama e aceita do jeito que sou. Age em minha vida para transformar-me curando minhas doenças emocionais e forjando o caráter de Jesus em mim.
A mentira deixará de ser uma necessidade e de fazer parte de minha vida quando eu aprender a viver seguindo o movimento de Jesus. Ele esvaziou-se de si mesmo para encarnar e me salvar. Eu preciso aprender diariamente a esvaziar-me.
Acredito que você também! Por isso, proponho que você medite sobre isso hoje e para ajudar, escute e ore a seguinte música.
Rev. Marcio Tenponi
コメント