Difícil de segurar
- Presbiteriana de Piedade
- Aug 9, 2018
- 2 min read

No que você está pensando? Este é o convite que temos assim que abrimos uma das mais populares mídias sociais. Um convite a falar e vemos como palavras sem fim são ditas.
Já naturalmente gostamos de falar e falar, mas atualmente isso é muito incentivado e palavras são proferidas de todos os jeitos. E o que mais vemos são verdadeiros embates entre pessoas.
Nas próprias relações diárias também vemos isso e hoje lendo comunitariamente a carta aos Colossenses, o Espírito sublinhou este versículo:
“O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.” Colossenses 4:6 PTNVI
Não sei se seguir esta orientação é difícil para todo mundo. Todavia, sem dúvida nenhuma para mim é muito. Acho difícil segurar a língua. Quando vejo, já falei com agressividade, sarcasmo, ironia, debochando, para alfinetar, para dizer algo sem dizer claramente, manipular, para disfarçar o que realmente queria dizer e ficar bem diante dos outros.
Percebo que para viver esta palavra preciso falar menos, ponderando mais o que falarei para não destilar sobre as pessoas questões que na verdade são minhas e não resolvidas.
Quero falar menos e assim dar mais valor as palavras. Não torná-las vazias e sem significado real, pois quando muito falamos fazemos exatamente isso.
Falar agradável e temperado com sal é proferir palavras onde o amor de Deus transborde de mim para o outro. É buscar em Deus as palavras para saber como responder a cada um. Não minhas palavras, mas sim as mesmas que ouço de Jesus falando comigo. Por isso, me pergunto: será que é muito difícil de segurar nossa língua porque pouco ouvimos a voz de Jesus falando conosco?
Vou orar, quer orar comigo?
Jesus bendito, quero que minha boca profira palavras agradáveis e temperadas com sal. Contudo, muitas vezes não são porque as falo a partir de mim mesmo, das muitas questões interiores que as vezes sequer tenho consciência delas. Não quero mais isso para mim! Quero falar a partir da suas palavras. Preciso me silenciar mais para ouvir você e assim falar, sendo apenas um transbordar das sua voz ecoando na vida das pessoas que me cercam. Ajuda-me, amém!
Rev. Marcio Tenponi
Comments