Lidando com más notícias
- Presbiteriana de Piedade
- Aug 9, 2018
- 2 min read

Infelizmente na vida teremos que enfrentar as más notícias. Elas geralmente mexem com nossas emoções, trazem sofrimento e nos tiram a tranquilidade para vivermos e fazermos que precisamos.
Como lidar com elas? Será que o caminho é o isolamento e o desânimo? Será que é fingir que nada aconteceu, como se o tempo apagasse ou fizesse elas desaparecerem?
Jesus durante seu ministério, mesmo sendo o Deus Encarnado, passou por momentos assim. Ficou sabendo que seu primo havia sido decaptado pelo rei Herodes porque ousou pregar contra o pecado dele. Horrível! Fazendo o certo e vivendo o que Deus desejava, teve uma morte terrível.
Interessante como Jesus lidou com esta má notícia:
“Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto.” Mateus 14:13 PTNVI
Sua postura foi praticar as disciplinas espirituais. Buscou solitude, ficar com seu Pai era sua meta. Orar e silenciar-se para lidar com a perda, morte e ser renovado pela doce e poderosa presença do Pai diante daquela terrível notícia e situação.
A solitude não é o isolamento para chorar sozinho, antes é retirar-se da presença das pessoas para estar somente com o Pai. Para ali derramar o coração, começar a lidar com suas próprias emoções e narrativas falsas que estão entranhadas em nós. Isso através do silêncio e da Escritura.
Parece clichê isto, mas não é. Solitude, silêncio, oração e Bíblia é o caminho para lidar com as más noticiais. Para olhar para as nossas emoções, nem supervalorizando-as e nem as ignorando. Mas sim lidando com elas a partir da relação com o Pai.
É descobrir que não somos tão certinhos como gostaríamos de ser, mas também, muito mais amados pelo Pai do que jamais supomos ser.
Que tal você começar hoje mesmo a seguir o modelo de Jesus?
Rev. Marcio Tenponi
Comments